2010-03-31

Competiton World I

5 comentários
Durante o meu regresso à ilha para uma estadia maior desde 2001 quando vim pro continente estudar, tive a oportunidade de experimentar uma vertente nova no bodyboard, a competição!







Corri 4 etapas do Circuito Regional de Bodyboard Open da ASSM e na Taça Açores, também em BB Open, num campeonato excelentemente bem organizado pela USBA.

No geral, diverti-em muito, fiz várias meias-finais, acabei - com menos duas pontuações - dentro do top 10 do circuito regional. Assim que me lembre de mais significativo destas experiências competitivas, apenas tive muita pena de não fazer a final na taça Açores, era mesmo um grande objectivo meu, perdendo nas meias, por 1,97 pro Rodry - grande marcação! :) -, acabando em 5.º da geral. Mas, "bottom-line", diverti-me muito e aprendi bastante!

O meu mano Eskilo, o bodyboarder mais "free ride" que conheço, não ligou muito a esta coisa da competição, mas participou na Taça Açores, que por ser bastante diferente, inovadora até, justificava claramente que todos participassem, acabando nesta prova por avançar alguns heats. Mas foi sem dúvida um apoio pra mim, dando-me dicas importantes...

Resta esperar que o futuro possa reservar aos bodyboarders açorianos mais e melhores campeonatos, porque sem dúvida temos qualidade natural que chegue e sobre para podermos desenvolver-nos na vertente competitiva do BB. Eu fiquei fan! Haja vontade e ondas!


(Fonte: http://waveridersacores.blogspot.com/, ph. Carlos Duarte)








Acho que dá pra ver que me diverti, mas pra quem ainda tem dúvidas:






2010-03-30

Vintage I

1 comentários
Esta última semana foi terrível, sem ondas, sem bom tempo, sem tempo pra ir ao mar nem actualizar aqui o blog, sempre com muito trabalho.

A boa notícia foi mesmo a mudança de hora o que indica finalmente mais surfadas ao final da tarde e que vamos poder deixar, em breve, os casacos de parte e vestir calções e chinelos...

Ainda assim, com tanta chuva e vento on-shore, deu vontade pra ir aos arquivos e recordar bons tempos antigos... Antes de sermos bodyboarders, o Eskilo e eu (uma vez mais levado por ele...) tivemos uma outra paixão que durou uns bons anos, o SKATE!



São muitas as boas recordações desse tempo... Desde as skatadas à noite, nos intervalos da escola, os campeonatos semanais(!), as filmagens, os peditórios pra construção das rampas, a construção delas, enfim, um sem número de episódios!

Por exemplo, as fotos que aqui vêem publicadas, foram de uma viagem que fizemos à ilha do Faial pra montar este skatepark que foi INTEGRALMENTE construído por nós, com as nossas mãozinhas, dias a fio, durante meses... Agarramos este projecto, mostramos iniciativa e com empenho, conseguimos que tudo no final compensasse e muito, com esta viagem que trouxe excelentes momentos e o orgulho de "missão cumprida"...




Apesar de ser também um desporto individual, havia um grande companheirismo, uma união bastante sólida entre todos os skaters da altura, o que permitia, sem termos apoios, conseguir montar circuitos com mais de 10 etapas, com música, com prémios, com rampas amovíveis, carregadas por nós num camião, com uma final do circuito dentro de um pavilhão, etc.



Não posso deixar de comparar este tempo com o que temos vivido no bodyboard. E há incomparavelmente menos solidariedade, há mais "ratice", menos partilha, são muitos os praticantes com os seus objectivos pessoais, o que leva a "esquecer" o lema que a "união faz força"... Como tal, na minha opinião, é normal haver ainda um deserto, por exemplo, competitivo nos Açores e para as açorianos, no que diz respeito à modalidade do Bodyboard.

Mas as coisas são como são e todos temos que fazer "mea culpa"... Não me importo de começar eu...

2010-03-22

17 comentários

atomikbodyboard.blogspot.com from ATOMIK Bodyboard on Vimeo.


Como o prometido é devido, aqui está o 1.º vídeo ATOMIK BB!


É apenas um pequeno clip com duas partes, a primeira, mais pequena que funciona como "spot publicitário" ao blog e o vídeo, propriamente dito, vem depois.

Este vídeo reúne ondas sobretudo nos Açores mas também algumas do continente. Como verão, os riders são sobretudo eu e o eskilo, mas também aparece umas de outros bodyboarders - açorianos, continentais e estrangeiros.

Há também espaço pra um frame nostálgico da antiga onda - impiedosamente "assassinada" - de Rabo de Peixe. Pode ser que possa haver um pequeno vídeo aqui no blog, futuramente, para um "bodyboard vintage" dedicada a uma geração de ouro com Ricardo Moura e "Miguili" na fileira...

Por enquanto, divirtam-se com este, e claro, deixem as vossas críticas e comentários!

Quem quiser postar o vídeo no seu blog pessoal, também esteja à vontade...

Continuem a visitar-nos, ATOMIK BB!

2010-03-18

Some ATOMIK Secrets

4 comentários









É óbvio que para alguns locais estas fotos indicam spots mais que evidentes mas ainda assim tomei a liberdade de lhes chamar "secrets" para os mais curiosos...

Enjoy once again!

2010-03-14

ATOMIK Lifestyle I

4 comentários


Quer seja no mar, aqui no barco a caminho da Terceira, quer em terra, este é um belo novo vício: POKER!!!



Muitas horas passadas, alguma competitividade, mas sobretudo muita diversão! À semelhança do bodyboard, também foi o Eskilo que me levou por estes "maus" caminhos, mas claramente, ainda bem que o fez, pois o jogo é mesmo fascinante! Recomendamos!!!

"I´M ALL IN!"

2010-03-13

Memory I - 1 Janeiro de 2007

2 comentários
Era final de 2006 e eu e o eskilo cedo concordamos que não iríamos entrar na maluquice do final de ano que faz habitualmente muitas vítimas pela noite dentro. Pelo contrário e como é habitual (é quase uma regra!) com a ATOMIK BB queríamos ser os primeiros a chegar ao mar naquela manhã até porque as previsões estavam soberbas, mas claro, podia não resultar... Combinamos com o Flávio e não foi preciso muito pra lhe convencer, bastou dizer " pode haver cacetes"... O homem até pinchou!



Acordamos cedíssimo e rumo ao "North Shore" atlântico, fomos vendo as linhas ao passar pela auto-estrada, alinhadas por um leve off-shore...

Estacionado o carro, vimos um mar, bem... foi vestir fatos e "bomba pa dento"! Devo confessar que ainda tinha surfado poucas vezes aquela onda, sentia -me pouco à vontade, ainda pra mais com aquele tamanho (2 metrões) bem medidos a rolar perfeito, direcção perfeita do swell que fazia a onda quebrar - pra quem conhece - tipo envelope, não de lado como às vezes costuma, bem, tava PERFEITO!!! Entrou conosco um bodyboarder do continente que também agarrou umas boas e ele super surpreendido com o power da onda e até comentou "vocês têm aqui um belo brinquedo, parece um pequeno e menos perigoso Frónton..." Palavras do homem, não minhas.



As fotos que vêm aqui foram tiradas quando o mar já tava (bem) mais pequeno e já até tiradas de tarde quando entrou outros bodyboarders da ilha...



Lembro-me particularmente dessa surfada de duas ondas: um "cacete" agarrado pelo eskilo que saiu "à pro" de um tubão a gritar pro céu enquanto um bafo descomunal lhe aquecia as orelhas... e de uma onda solitária, parecia uma simples linha - o miudo da Maia ainda se fez a ela - mas do nada ela duplicou, tornou o take-off muito dificil e quebrou, comigo no canal em êxtase total, com uma perfeição que só tinha visto nos filmes, um barulhão, um tubo que cabia na boa um carro dos largos, e depois um spray daqueles bem pujantes... LINDO!



Foi uma surfada bem esgalhada, com o mar a decair progressivamente, mas sempre a dar uns bons tubos e rampas... pessoalmente, não foi uma surfada em que tenha surfado particularmente bem, mas ainda fiz uns tubos e dei as minhas rodinhas, sei que agora esgalhava aquele mar como deve ser, mas deu pra ver o power de uma laje que quando quer faz qualquer bodyboarder feliz... alías, já cá fora, pensamos todos uns para os outros: FELIZ ANO NOVO!

2010-03-07

South Sessions I

8 comentários








Quem disse que não se pode ser feliz em ondas pequenas...?!

2010-03-05

North Sessions I

2 comentários









A primeira foto diz respeito a uma sessão muito especial no já longínquo ano de 2007. Há medida que vou revendo os arquivos vejo que temos boas fotos de ondas desse ano, o que me faz lembrar também boas e muito divertidas sessões.
E tudo começou no inesquecível dia 1 de Janeiro, tal como mostra a foto... E que dia!
Mostraremos mais ondas dessa manhã... vão checkando o blog!

Enjoy!

2010-03-04

Autores em Foto I

1 comentários
















Brevemente também em vídeo...


2010-03-01

Porquê?

5 comentários
Antes de mais, obrigado por visitarem este espaço e espero que voltem.

Porquê?

Porque é sinal que este trabalhão todo valeu alguma coisa.

A Atomik BB é uma "pseudo-marca" (ainda vão a tempo de a registem) criada aqui há um par de anos por mim e pelo grande e inseparavél amigo "Eskilo", ele que me trouxe há uns 7 anos pra estas andanças do bodyboard. A Atomik BB é assim a consequência das nossas formas de estar e personalidades.

Porquê?

A Atomik BB - The elements of bodyboard foi a forma que arranjamos de mostrar um conceito muito próprio de viver o bodyboard e de viver o mar que reúne fundamentalmente:

"KALIKASAN": Natureza!
"KUOKOA": Liberdade!
"KALULUWA": Determinação!

São estes 3 "K" que na, nossa opinião, são os elementos (AtomiK vêm de "nuclear", de "essencial") para se ser um bom bodyboarder (não no sentido técnico), um bom homem do mar, se quiserem. Isto, o blog, não têm qualquer objectivo promocional. Ao longo deste tempo, fomos surfando muito swell, ora nos Açores, ora no Continente, tivemos experiências fantásticas e armazenamos histórias à custa do BB, donde, de algumas delas, fomos recolhendo algum material de vídeo e fotos que agora resolvemos partilhar.

Porquê?

E porque não?